segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Resoluções de início de ano

Neste início de ano, como todo mundo faz, o ministro Patrus Ananias sinaliza como pretende enfrentar as batalhas que virão em 2010: ele decidiu caminhar todos os dias e continuar a praticar a meditação, de preferência duas vezes por dia, mas pelo menos uma, durante 20 minutos. Outro propósito de Patrus é conviver bastante com os netos Davi e Isabela e conciliar a política e o trabalho no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome com boas leituras e tempo para reflexão.
Euclides e Proust – E por falar em boas leituras, o ministro Patrus Ananias conta que, como forma de lazer e higiene mental, está lendo dois clássicos. Pela terceira vez, está relendo “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, que narra a saga do povo sertanejo durante a revolta de Canudos liderada por Antônio Conselheiro. Patrus diz que continua fascinado pelo livro e impressionado pelo relato feito pelo grande escritor que foi Euclides da Cunha.
O outro clássico é “Em busca do tempo perdido”, de Marcel Proust, do qual já havia lido o primeiro volume, “No Caminho de Swann”. Agora está lendo o segundo, “À Sombra das Raparigas em Flor”, mas sua intenção é concluir os sete volumes que totalizam a obra-prima do autor francês.


Fonte: Blog do Patrus

Certidão de nascimento mais acessível

Campanhas nacionais para o registro civil, a instalação de postos dos cartórios nas maternidades e o compromisso governamental para a erradicação do sub-registro de nascimento foram responsáveis pela queda do número de brasileiros sem registro, em 10 anos, a um terço. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 27,1%, em 1998, os recém-nascidos sem certidão passaram a ser 8,9%, em 2008.
O ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, comenta a importância do documento: “Sem o registro, o indivíduo não tem existência formal reconhecida. Não tem relação jurídica com o Estado e, com isso, deixa de adquirir direitos, como a possibilidade de ser inscrito no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal”.
Em 2008, foram 3.085.452 os registros de nascimentos, dos quais 2.789.820 de nascidos no mesmo ano, e 295.632 extemporâneos (registrados a partir do ano seguinte ao de nascimento). Naquele ano, cerca de 248 mil crianças deixaram de ser registradas.
Outro dado apontado pela pesquisa do IBGE revela que as brasileiras estão se tornando mães mais velhas. Em 2008, 19,4% dos partos foram de mulheres com menos de 20 anos, contra 21,3% em 1998. Até 2000, crescia a proporção de nascimentos de mães adolescentes e jovens.
Foto: São Paulo – Presidente Lula e Ministro Paulo Vannuchi presitigiam o stand do registro civil de nascimento da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

Revista destaca o ministro Patrus e outros papas mundiais

O ministro Patrus Ananias é um dos destaques da revista publicada pelo Fundo Espanha-PNUD por um Desenvolvimento Integrado e Inclusivo na América Latina. O número 13, de janeiro de 2010, que acaba de sair, traz, além da entrevista com o titular do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Brasil, reportagens com outros papas mundiais da área, como os prêmios Nobel de Economia, Amartya Sen, e Nobel da Paz, Muhammad Yunus.

Em alentada entrevista, Patrus explica as ações do governo do presidente Lula no enfrentamento da crise econômica global de 2008/2009. Segundo o ministro, “o Brasil demonstrou que é perfeitamente possível conciliar crescimento econômico com desenvolvimento social”. Entre outras afirmações, ele demonstra como programas sociais do porte do Bolsa Família contribuíram, recentemente, para elevar os beneficiários às condições de cidadãos e consumidores, responsáveis por fazer girar as economias locais e contornar a crise.

Ao encaminhar o exemplar ao ministro, o diretor da revista, Bernardo Kliksberg, agradeceu a ele a “excelente entrevista” e informou que a publicação alcança 65 mil altos executivos governamentais, líderes da sociedade civil e do mundo empresarial no continente americano e na Espanha, que certamente “apreciarão poder conhecer mais, através da entrevista, as experiências que lidera e seus pontos de vista sobre os problemas sociais”.
Fonte: Blog do Patrus
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios