quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Presença de Dona Diva

A notícia me chegou no domingo (06/09/2009). Profunda tristeza ao saber que Dona Diva havia morrido. Eu sempre tive muito orgulho de ser amigo dela. Eu a conheci por intermédio da Vera, minha mulher, que também militou com ela no Movimento de Luta Pró-Creche em Belo Horizonte, um movimento social de grande envergadura, com forte impacto no processo de organização das mulheres na cidade.

Dona Diva, liderança forte do Movimento de Luta Pró-Creche, tem uma das mais belas histórias de vida que já tive oportunidade de acompanhar. Foi uma das mais fiéis traduções do processo de conscientização de estar no mundo. Em sua luta diária, acompanhando o cotidiano de tantas mães pobres, batalhadoras e trabalhadoras, Dona Diva foi tomando consciência de seu papel no mundo. Foi vendo a dimensão política crescer dentro dela e em torno dela. Percebeu a importância de lutar por direitos. Compartilhou sabedorias, ajudou a colocar grupos e ideias em movimento. Sua consciência política foi expandindo de forma consistente, permanente e com uma coerência irretocável.

Depois de passar por experiências tradicionais de política, Dona Diva aproximou-se dos movimentos sociais mais progressistas, filiou-se ao PT. Sua liderança foi crescendo, mas ela nunca utilizou seu prestígio para benefício próprio. Sua liderança sempre foi exercida em nome de um projeto coletivo. E nisso era muito firme. Em toda sua dignidade, com todo afeto e presença amorosa que a caracterizava, Dona Diva foi sempre muito firme nas negociações e nas mobilizações pelos direitos das pessoas.

O patamar de dignidade e de compromisso com pobres fez de dona Diva um exemplo de pessoa humana. Ela sempre me lembrou muito Dazinho, outra presença constante nos modelos de nossas vidas.

Hoje faz sete dias que ela se foi, que convivemos com a saudade de sua voz, de sua conversa firme. Mas ela estará sempre presente. Lembremos hoje e sempre da presença de Dona Diva, reproduzindo e fazendo germinar seu exemplo e sua história.

Os que a conheceram, convido-os a compartilhar da lembrança da querida Dona Diva, deixando nos comentários os testemunhos da convivência da bela história de mulher.

Blog do Patrus

Um comentário:

  1. Todas as vezes que leio esta mensagem, me emociono.Já fazem 6 anos mas pra mim cada dia traduz o passar de um tempo triste sem a presença dela mas feliz pelo privilégio de carregar em mim o gene dessa mulher maravilhosa, minha avó (mãe Diva).
    Giselle Cristina dos Santos neta com muito orgulho.

    ResponderExcluir

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios